segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Venda a descoberto: uma nova Enron?

A procura por uma nova Enron poderá apresentar melhores resultados no mercado de venda a descoberto.


O mercado de venda a descoberto foi "favorecido" por diversos escândalos, lembrando o caso da Enron, uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia e comunicações. O investidor Jim Chanos teve lucros altíssimos com a venda a descoberto de ações da Enron, alvo de um escândalo de fraude contábil em 2000 e 2001. A estratégia da venda a descoberto está em vender um ativo tomado emprestado na esperança de recomprá-lo posteriormente a um preço mais baixo para ser devolvido ao proprietário do ativo. Essa estratégia é entendida de duas formas, chamada de primeira escola, aquela onde o vendedor a descoberto suspeita de fraude ou algum problema com a empresa. E, na outra, o operador acredita que a ação está sobreavaliada e vai cair. O desempenho da estratégia usando Valuation apresenta desempenho bem pior que as operações de short envolvendo fraudes.

Dessa forma, fica entendido que o mercado de venda à descoberto está na aposta da queda do ativo, onde os números apresentaram uma variação média negativa de 30%, baseada na estratégia de “fraude”, enquanto as campanhas conduzidas pela valorização tiveram um retorno médio positivo de 3%.

Fonte: Valor

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