quarta-feira, 25 de março de 2015

Fundos de Investimentos


Fundos de investimentos são uma alternativa viável para aqueles investidores que almejam obter algum rendimento com uma quantidade não tão alta de dinheiro. Apresento a vocês o condomínio.

O Fundo de investimento em condomínio consiste na ideia de que cada investidor no condomínio e chamado de cotista, pois o mesmo é possuinte de uma certa quantidade de cotas existentes no fundo de investimentos. Ao Fundo de investimento dar-se o nome de condomínio, a ideia geral é a de que um fundo de investimento siga “analogamente” um sistema parecido com um de um condomínio, por exemplo, um condomínio de verdade existem os apartamentos, e existem as pessoas que prestam serviço ao condomínio, pois bem, no condomínio de um fundo de investimentos não é diferente, cada investidor do fundo é possuidor de uma certa quantidade de cotas, e existem os agentes prestadores de serviços, no caso do condomínio de verdade, temos o Porteiro, o pessoal que cuida da higienização do ambiente, os seguranças etc. Já no fundo de investimentos em cotas temos o Administrador, que é o responsável legal do condomínio perante aos órgãos reguladores, temos o Distribuidor, que é o responsável por distribuir as cotas, ou seja, vende-las aos novos cotistas do fundo, temos o Custodiante, que é o responsável por manter a guarda das cotas, temos o Gestor que é o responsável legal por comprar e vender os ativos do fundo de investimentos e o auditor independente, este último é o mais importante, pois o mesmo é o responsável por auditar as contas do fundo pelo menos uma vez por ano, todo fundo de investimento deve contratar um auditor independente.

Dessa forma, você leitor deve estar se perguntando, sim mais como se dão o valor de cada cota do fundo? Muito simples, é uma razão entre o Patrimônio Líquido do Fundo e o número de cotas existentes no condomínio.

Todos os investidores têm o mesmo direito perante outros investidores, independentemente do número de cotas possuídas por cada cotista. Dessa forma os fundos de investimentos podem ser do tipo ativo ou passivo, os fundos do tipo ativo, objetivam superar um determinado índice por exemplo o Ibovespa, já os fundos do tipo passivo, buscam apenas acompanhar este índice.


Fontes: Apostila Edgar Abreu, Curso CPA 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário