quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Declínio de fundos ativos nos EUA

Matéria publicada quarta-feira no Valor.

Seguem alguns trechos em linha com o que discutimos em sala de aula, sobre avaliação de desempenho dos fundos de investimentos:
(...)
Embora 66% dos ativos de fundos mútuos e de fundos negociados em bolsa, ou ETFs, ainda sejam investidos ativamente, informa a Morningstar, esse volume era de 84% há dez anos. E a queda tem sido acelerada. O desempenho está alimentando a nova tendência. Nos dez anos encerrados em 30 de junho, entre 71% e 93% dos fundos mútuos ativos de ações dos EUA.
O desempenho está alimentando a nova tendência. Nos dez anos encerrados em 30 de junho, entre 71% e 93% dos fundos mútuos ativos de ações dos EUA, dependendo do tipo, ou fecharam ou tiveram um desempenho inferior aos fundos de índice que tentavam superar, segundo a Morningstar.
Além disso, como igualar o desempenho dos índices de ações é bem mais barato que tentar superá-los, as despesas dos fundos de índice são significativamente menores que a tarifa cobrada pelos fundos ativos. Com os juros perto de zero, as tarifas são cada vez mais importantes.

(...)

"Eu acreditava muito na administração ativa", disse ele. "Eu achava que os mercados eram ineficientes a um ponto em que a gestão ativa fazia diferença."


Nenhum comentário:

Postar um comentário