segunda-feira, 25 de julho de 2016

Sobre as aulas desta semana

Turmas, passando para lembrá-los de que as aulas que ocorreriam entre os dias 26/07/2016 e 01/08/2016 não ocorrerão devido à minha viagem ao Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.

Estou com dois artigos no congresso. Um de minha autoria com o meu orientador do doutorado e outro junto com o meu ex-orientando de monografia. Os dois artigos estão concorrendo ao prêmio de melhor trabalho das suas áreas: contabilidade financeira e o outro em atuária. Torçam para trazermos esses prêmios para a UFPB!

Caso tenham interesse, aqui está o link dos dois artigos:

A Competição por Informações é Capaz de Reduzir o Custo do Capital Próprio das Empresas Brasileiras? 
http://congressousp.fipecafi.org/arquivos/TrabalhosAprovados-2016-pdfs/36.pdf  

Cálculo do Fluxo de Caixa Atuarial para Planos de Previdência do Tipo Benefício Definido: uma simulação na UFPB
http://congressousp.fipecafi.org/arquivos/TrabalhosAprovados-2016-pdfs/153.pdf

domingo, 24 de julho de 2016

Investidores trocam fundos ativos por passivos

Nas aulas de Finanças 1, um dos últimos assuntos é "avaliação de desempenho de carteiras". Lá eu mostro algumas estatísticas que evidenciam que, em média, não tem sido uma boa ideia investir em fundos de investimento com gestão ativa, por causa dos altos custos envolvidos.

No início do mês a Infomoney postou uma matéria falando da popularidade dos fundos de investimento com gestão passiva e essa semana o Valor publicou outra matéria evidenciando que os fundos ativos estão realmente tendo uma saída de recursos muito alta, enquanto que os passivos estão recebendo recursos. 

Como eu disse anteriormente, algumas estatísticas mostram que os fundos ativos parecem não ser uma boa ideia de investimento. As pessoas parecem estar acordando para isso: porque pagar caro para ter um retorno não tão alto assim e talvez assumindo mais riscos?!

Frase de um dos gestores de fundos, para vocês pensarem sobre a forma de avaliação do desempenho dos fundos:

(...) "O afrouxamento quantitativo tornou mais difícil para os gestores ativos gerarem [desempenho] alfa [superior ao mercado]" (...).

terça-feira, 19 de julho de 2016

Título de capitalização (ou capetalização?)

queroficarrico.com
No último final de semana eu comecei um curso sobre gestão de cooperativas de crédito (como aluno) e um dos momentos mais marcantes não foi nem com relação ao conteúdo específico do curso (muito bom, por sinal), mas uma frase dita pelo Professor, que antes de conhecer as cooperativas de crédito trabalhava em bancos:


Eu vendi tanto título de capitalização nos bancos que eu pensei que fosse pro inferno, mas aí eu conheci o cooperativismo de crédito.  
Cada ano que trabalho com cooperativas compensa 3 anos que passei em bancos. Acho que não vou mais para o inferno.

Eu sempre gosto chamar a atenção dos meus alunos sobre o que é e o que não é investimento. O título de capitalização não é! Essa é uma forma de aposta "remunerada". Parte do que você gasta com ele forma o capital para pagar os sorteios, a outra parte é remunerada. Se você gosta de apostar, vá em frente. Mas vá sabendo que isso é aposta, não é investimento.

Uma das coisas que contribuem para esses títulos venderem tanto (além da falta de educação financeira e maldade dos bancos) é a forte propaganda. Vejam aqui, por exemplo. Um site que é confiável para boa parte da população, com uma propaganda que parece uma notícia dizendo para comprar e tentar realizar seu sonho.

Aqui estão 7 motivos para não comprar um título de capitalização. Sabendo desses motivos, espero que vocês não entrem nessa estatística que mostrou que o "investimento" preferido da alta renda são esses títulos de capitalização.

sábado, 16 de julho de 2016

Quem é esse Pokémon?! Valor de mercado da Nintendo sobe 70%

Eu ainda não instalei o Pokémon Go no meu celular (tentei, mas descobri que ainda não está liberado no Brasil), mas confesso que estou um pouco curioso. Eu gostava de assistir ao desenho e jogar alguns jogos durante a minha infância/adolescência, então acho que será legal relembrar o passado.


Contudo, supondo que esse aumento de 70% no valor de mercado da Nintendo (que investe na The Pokémon Company) tenha sido por causa do Pokémon Go: será que isso é sustentável, ou em breve deve haver uma "reversão à média"? Será que não houve uma espécie de overreaction com o hype gerado pelo lançamento do jogo? 

Até onde eu sei (não tenho acompanhado muito a área) a Nintendo tem tido alguns problemas, pois não tem conseguido concorrer com a Sony e a Microsoft no mercado de video games (consoles). 

Qual é o jogo que você lembra de cabeça, exclusivo dos consoles da Nintendo? A franquia de Mario, apenas... 

Além disso, os jogos da Nintendo são "muito de criança", o que pode limitar as vendas, dificultando a concorrência com as demais (aqui você pode ver que a Nintendo está perdendo feio o market share de vendas de consoles). O Xbox 360 e One da Microsoft, por exemplo, agradam a qualquer faixa etária.  O Kinect, além de agradar a qualquer faixa etária, é muito melhor do que aqueles "controles" que temos no Wii.

Milhões de unidades de consoles vendidos pelo mundo


O valor de uma empresa deveria ser gerado pela expectativa de fluxos de caixas que essa empresa pode gerar para os seus investidores, em valor presente. O fluxo de caixa é dependente da capacidade de geração de receitas. Assim, a Nintendo além de estar perdendo na venda de consoles, ainda está longe do top 3 dos editores de jogos, conforme o gráfico abaixo

A Sony, que é a líder do mercado, tem próximo a 3 vezes mais receitas do que a Nintendo, que está em 4º lugar. Para entrar no top 3, a Nintendo deveria quase dobrar sua receita e esperar que a Microsoft estagnasse. Será possível?

Receita dos editores de video games em bilhões de euros

Como a Nintendo pode aumentar tanto o seu valor de mercado dados esses números e com um jogo gratuito, como é o Pokémon Go? Pensem sobre isso!

P.s.: existem muitas outras variáveis que devemos analisar, porém não tive acesso a demonstrações financeiras da empresa. Estou analisando apenas esses números apresentados e desconfiando muito desse aumento no valor de mercado. 

Eu também pensei em algumas respostas para as perguntas que lancei acima. Contudo deixarei só as perguntas, para que os meus alunos e leitores também pensem sobre elas. 

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Prêmio das melhores notas em Finanças I 2015.2

Aqui estão os vencedores do Prêmio das Melhores Notas em Finanças I de 2015.2. São eles: Klerton (turma da tarde) e Rômulo (turma da noite).

Parabéns aos dois!



terça-feira, 12 de julho de 2016

Primeira aula de Administração Financeira

Materiais para as primeiras aulas de Administração Financeira (ficarei usando a tag Finanças I, porque os materiais de uma disciplina interessam à outra).


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Seleção para monitor de Finanças II

Prezados ex-alunos, o (agora ex-) monitor Ítalo Igor teve que deixar a monitoria, com isso abrimos mais uma seleção para monitoria com bolsa em Finanças II.

Os interessados deverão se inscrever até amanhã pelo SIGAA. Os inscritos deverão levar o histórico escolar impresso no dia da entrevista.

Local: Ambiente dos Professores - sala com o nome do Professor Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão
Horário: 16h00
Título da prova: Seleção da monitoria em 1202300 - FINANÇAS APLICADA II - 4CR - 60CH

A avaliação será realizada conforme a Resolução CONSEPE 02/1996:

A classificação dos candidatos, até o limite do número de bolsas recomendadas para cada Projeto de Ensino, será realizada de acordo com a ordem decrescente da média ponderada (M) entre a nota obtida na(s) prova(s) de seleção (N1), a nota obtida na disciplina (N2) e o Coeficiente de Rendimento Escolar (C), com pesos 3, 2 e 1 respectivamente, calculada conforme a seguinte expressão:
 M = (3N1+2N2+C) / 6

A N1 será uma entrevista em que serão abordadas questões diversas sobre a disponibilidade e habilidades do possível monitor, bem como questões sobre a disciplina.

Atividades

Turmas, nossas atividades estão sendo cadastradas no SIGAA. Fiquem atentos ao prazo para a entrega que está registrado no sistema.

A primeira atividade de Finanças II já foi programada lá.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Avaliação docente [2015.1]

A UFPB, há alguns semestres, começou a divulgar a avaliação dos docentes pelos discentes. Agora todos os alunos e outros docentes de um Departamento terão acesso às avaliações dos demais docentes.

Eu acho que isso é bom. Essas avaliações deveriam ser divulgadas, inclusive, de forma generalizada (temos o TopProfessors que faz isso, mas com outro enfoque). Todos nós pagamos pela manutenção da Universidade, não é verdade? Então todos nós devemos saber se as coisas estão dando certo ou não. Todavia, devemos olhar essas avaliações com certo cuidado, pois algumas pessoas não entendem a importância dessa "tecnologia" (nos comentários sobre a minha avaliação vocês verão um exemplo disso).

Eu costumo gastar algumas horas analisando a minha avaliação, ponderando e pensando em formas de melhorar meu desempenho. Meu objetivo é tirar 10 em tudo! kkk.

Na avaliação de 2014.2, por exemplo, percebi que minha nota mais baixa era com relação ao meu atendimento fora de sala de aula (conta o atendimento por email, que eu sempre uso com meus alunos!). Mesmo usando o email com frequência, parece que não foi suficiente. Assim, resolvi criar um grupo no Facebook neste semestre de 2015.2 (já usava o blog, em que os alunos poderiam postar dúvidas nos posts sobre exercícios, além do email que tento responder o mais rápido possível) e reservar pelo menos um dia na semana para que os alunos me procurem em minha sala (esse dia fica divulgado no meu post onde eu divulgo o planejamento das aulas).

Vamos ao resultado da minha avaliação:

De forma geral, parece que as turmas gostaram de mim. Minha maior surpresa foi o resultado de FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS (FAI). Eu achava que essa turma me odiava, porque eles sempre reclamavam que eu passava muito trabalho. Contudo, no final do semestre eles me colocaram no rol de Professores Homenageados da turma (eram concluintes)... depois veio essa nota 9,23. Parece que eu estava errado.


Componente CurricularTurmaDiscentesTrancamentosDesempenho dos docentesMédia Geral
MédiaDP
1202300 - FINANÇAS APLICADA II011009,730,859,73
1202280 - FUNDAMENTOS DE ANALISE DE INVESTIMENTOS021719,230,999,23
1202300 - FINANÇAS APLICADA II021108,621,408,62


COMENTÁRIOS:

Abaixo estão 3 comentários que os alunos deixaram para mim. Soube de histórias de Professores que receberam comentários com insultos. Não sei se esses comentários agora foram editados, ou se ninguém comentou nada nesse sentido sobre mim. Ainda bem, talvez. 

É bom saber que eu sou "motivado" e "motivador". Nossa profissão é muito ingrata, então às vezes fico meio desmotivado. Mas eu gosto de ser Professor. De verdade! E Finanças II é a disciplina que eu mais gosto. Então isso ajuda. Agora "um exemplo", talvez seja um exagero. Mas o objetivo é chegar lá. Obrigado!

Sobre o comentário da aluna de FAI (imagino que seja aluna por causa do "interessada"), eu imagino quem seja. Essa aluna me deu um trabalhão. Mas foi um trabalho bom, porque ela sempre aparecia com dúvidas. É bom responder às dúvidas dos alunos que se interessam pelo que estamos discutindo.

Observações Dadas Pelos Discentes ao Docente da Turma
1202300 - FINANÇAS APLICADA II - Turma: 01 (2015.1)
DiscenteObservações
1excelente professor, motivado e motivador, um exemplo
2excelente professor.
1202280 - FUNDAMENTOS DE ANALISE DE INVESTIMENTOS - Turma: 02 (2015.1)
DiscenteObservações
1Aprendi bastante com este prof. e tiver auxilio em todas as dúvidas. Uma aula bastante interativa onde me senti interessada nos assuntos abordados em sala de aula.


RESPOSTAS DETALHADAS:

Essa turma parece ter gostado de mim. Eu também gostei muito deles. Turma muito dedicada. Infelizmente não pude continuar com eles em Finanças III. Obrigado pela avaliação!


Componente: 1202300 - FINANÇAS APLICADA II Turma: 01


Dimensão 1 - Desempenho dos Docentes
DiscenteRespostas às Questões
1.1.11.1.21.1.31.1.41.1.51.1.61.1.71.1.81.1.91.1.101.1.111.1.121.1.13
SimNãoSimNãoSimNão
110101010101010101010XXX
210101010101010101010XXX
310101010101010101010XXX
488888108856XXX
510101010101010101010XXX
610101010101010101010XXX
710101010101010101010XXX
810101010101010101010XXX
91010101010910101010XXX
Média9,789,789,789,789,789,899,789,789,449,56------
DP0,670,670,670,670,670,330,670,671,671,33------
% Sim/Não----------100,00%0,00%100,00%0,00%100,00%0,00%


Essa foi a turma que eu citei que colocou como Professor Homenageado e que eu não esperava isso, porque eles sempre reclamavam dos meus exercícios. Obrigado também pela avaliação. Espero realmente ter merecido a homenagem e a nota e espero que o que discutimos em sala de aula possa ajudá-los em sua profissão.

Componente: 1202280 - FUNDAMENTOS DE ANALISE DE INVESTIMENTOS Turma: 02


Dimensão 1 - Desempenho dos Docentes
DiscenteRespostas às Questões
1.1.11.1.21.1.31.1.41.1.51.1.61.1.71.1.81.1.91.1.101.1.111.1.121.1.13
SimNãoSimNãoSimNão
1101010109109978XXX
210101010101010101010XXX
310101010101010101010XXX
410101010101010101010XXX
58999998899XXX
67788888888XXX
79978986878XXX
8101010109101010109XXX
9101091091010989XXX
1010101010101010101010XXX
118889888879XXX
121010101010101010910XXX
Média9,339,429,259,509,259,429,089,178,759,17------
DP1,071,001,060,800,750,901,310,941,290,83------
% Sim/Não----------100,00%0,00%100,00%0,00%100,00%0,00%

Por último, a turma de Finanças II da noite. Aqui eu destaco o "outlier" (aluno 1). Esse indivíduo realmente não gostou de mim. Gostaria de saber o que fiz de mal para esse aluno, de verdade, para que eu não repita com outros. 

Digo que o aluno não gostou de mim porque é inaceitável alguém dizer que eu não divulgo o plano de curso (eu divulgo antes do início de cada semestre aqui no blog e passo a primeira aula quase toda discutindo sobre isso, para que não restem dúvidas).

Sobre a "coerência entre o conteúdo e a avaliação" (1.1.12), minhas provas são basicamente os exercícios que eu fiz em sala e os exercícios que os monitores resolveram nos plantões de monitoria. Por último, sobre a divulgação das notas (1.1.13), eu faço isso geralmente na aula seguinte ou, em no máximo, 2 aulas.

Ressalto isso só para deixar claro ao contribuinte e aos meus futuros alunos que estou procurando fazer meu trabalho direitinho.

Componente: 1202300 - FINANÇAS APLICADA II Turma: 02


Dimensão 1 - Desempenho dos Docentes
DiscenteRespostas às Questões
1.1.11.1.21.1.31.1.41.1.51.1.61.1.71.1.81.1.91.1.101.1.111.1.121.1.13
SimNãoSimNãoSimNão
155557108665XXX
298988106888XXX
389998109998XXX
410910101091091010XXX
59999999999XXX
610101010101010101010XXX
78797999779XXX
8101010101010109108XXX
97777777777XXX
109109101010991010XXX
11107999108968XXX
Média8,648,278,738,558,829,458,648,368,368,36------
DP1,571,621,491,631,170,931,291,211,631,50------
% Sim/Não----------90,91%9,09%90,91%9,09%90,91%9,09%


Legenda:
N/AItem não avaliado ou não se aplica
DPDesvio Padrão
Dimensão 1 - Desempenho dos Docentes
1.1.1CUMPRIMENTO DO PLANO DE CURSO (Avalie a correspondência verificada entre os conteúdos apresentados e desenvolvidos pelo professor, na sala de aula, e os conteúdos programados e descritos no plano de curso.)
1.1.2RELACIONAMENTO COM A TURMA (Avalie o uso, pelo professor, de cordialidade, respeito, consideração e cortesia, no trato com os discentes.)
1.1.3ASSIDUIDADE (Avalie a frequência com que o professor compareceu às aulas.)
1.1.4PONTUALIDADE (Avalie o cumprimento, pelo professor, dos horários estabelecidos para o início e término das aulas.)
1.1.5MOTIVAÇÃO DO DISCENTE (Avalie, de forma geral, as ações empreendidas pelo professor para estimular a participação dos discentes nas aulas.)
1.1.6DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS (Avalie o conhecimento teórico demonstrado pelo professor, em conjunto com os recursos didáticos que ele utilizou para promover a aprendizagem dos discentes.)
1.1.7CLAREZA NA EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS (Avalie a habilidade demonstrada pelo professor em expor conteúdos e em esclarecer as dúvidas surgidas durante a exposição de um tema, explicando o mesmo conteúdo com diferentes raciocínios e com riqueza de detalhes, por exemplo.)
1.1.8ATENDIMENTO INDIVIDUAL EM SALA DE AULA (Avalie a sensibilidade do professor com relação às dificuldades individuais de aprendizagem, disponibilizando tempo, em sala de aula, para tirar dúvidas, rever conceitos e dar exemplos, sempre que solicitado.)
1.1.9ATENDIMENTO FORA DA SALA DE AULA (Avalie o tempo dedicado pelo professor, fora dos horários de suas aulas (no ambiente de trabalho, por e-mail, entre outros), para, de forma individualizada ou em grupo, auxiliar os discentes na superação de eventuais dificuldades de aprendizagem.)
1.1.10UTILIZAÇÃO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Avalie a efetiva utlização, pelo professor, durante o curso, dos livros, artigos e periódicos relacionados no plano de curso, incluindo as referências bibliográficas básica e complementar.)
1.1.11DIVULGAÇÃO DOS PLANOS DE CURSO (Ao iniciar o período, o professor divulgou o plano de curso, utilizando meio impresso ou eletrônico?)
1.1.12COERÊNCIA ENTRE O CONTEÚDO E A AVALIAÇÃO (Os conteúdos das avaliações foram compatíveis com os conteúdos ministrados e discutidos nas aulas?)
1.1.13DIVULGAÇÃO DAS NOTAS COM REGULARIDADE (O professor divulgou regularmente as notas obtidas pelos discentes, após os exercícios e provas, ou ao término de cada unidade acadêmica, em conformidade com a resolução 46/95-CONSEPE/UFPB?)