terça-feira, 28 de julho de 2015

Boletim Focus

A expectativa para o IPCA era de 5,99% na estimativa de quatro semanas atrás, nessa última semana o índice caiu para 5,80%, diminuindo ainda para 5,76% na previsão de hoje. As Instituições Top5 esperavam um IPCA em 2015 de 8,93%, na previsão há quatro semanas, subindo para 9,12% com a expectativa de hoje. As Top5 esperam uma mudança no IPCA para o ano de 2016, com previsão de 5,27%.

Enquanto isso, pode-se observar o encolhimento do PIB para o ano de 2015. O Gerin informa a previsão do PIB em 2015, com o percentual há quatro semanas de -1,49%,e a expectativa para o dia de hoje é -1,76%.


O relatório pode ser acessado em Gerin.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Valuation - utilização do Modelo de Ohlson (1995)

A avaliação de empresas é um processo onde há a conversão de uma visão futura (projeção) em um aproximação do valor da empresas ou de uma parte dela no tempo presente.

A literatura de finanças dispõe de vários modelos para estimar o valor de uma empresa, porém, as diferenças aparecem na abrangência das informação e da sua aplicabilidade. A exemplo dos mais comuns, citam-se aqueles baseados em dividendos, como: valor presente do fluxo de caixa futuro, em múltiplos de mercado e informaçōes contábeis.

O modelo de Ohlson(1995), representou um grande passo para as finanças, já que a avaliação de uma empresa pode ser considerada o ponto chave das tomadas de decisões, quanto melhor a predição do valor da companhia mais justo será a realização do negócio. O modelo, direciona teoricamente o analista a realizar uma modelagem estatística de valoração de empresas.

O modelo é mais completo do que os supracitados, pois conseguiu levar em consideração as informaçōes contábeis e as outras informaçōes, não contábeis (que ainda não estão, mas que estarão no futuro na contabilidade). O uso dessas informaçōes é imprescindível para valorar um empresa, pois está relacionado a um valor intangível, que vai da percepção do avaliador, totalmente subjetivo.

O modelo é baseado em três premissas:

1) Os modelos de avaliação pelo lucro residual (ALR), e modelo de desconto de dividendos, associados determinam o valor de mercado;
2) A relação do lucro limpo, onde todas as alteraçōes no PL passam pelo lucro; e
3) A DIL, dinâmica de informaçōes lineares, representam as outras informaçōes sobre lucros residuais futuros.

Uma aplicação do modelo pode ser vista no link a seguir: Valuation - Ohlson


terça-feira, 21 de julho de 2015

CERTIFICAÇÕES - ANBIMA


Esta é a primeira postagem, sobre uma série de outras postagens que serão escritas no decorrer desta semana, acerca da Certificação Profissional ANBIMA - CPA 20.

Iniciarei este assunto explicando especificamente, qual a finalidade desta certificação.

A Certificação CPA-20 é destinada a pessoas que desejam trabalhar na área de distribuição de produtos de investimentos, Bancos de Investimento, Bancos Comerciais, Sociedades Seguradoras entre outras instituições financeiras, estas instituições necessitam de profissionais qualificados e preparados no sentido de indicar sempre o produto adequado ao perfil do investidor.

Para selecionar estes profissionais a ANBIMA criou às seguintes certificações, CPA-10, CPA-20, CEA e CGA, dentre estas as que serão abordadas nesta postagem e nas próximas serão apenas, CPA 10 e CPA 20.

A Certificação CPA – 10 é destinada basicamente aos profissionais que trabalham no atendimento direto com o Cliente, por exemplo um funcionário de um banco comercial que presta serviços de atendimentos a Clientes pessoalmente ou remotamente, introduzindo os Clientes do banco sobre os produtos financeiros que mais se adequam ao perfil de cada investidor.

Já o CPA – 20 segue a mesma analogia do CPA-10, no entanto com a função adicional de o Profissional com esta certificação poder gerenciar carteiras de investimentos de PF ou PJ.

Portanto, é de grande importância estas certificações, ainda mais para quem deseja conseguir emprego na área Financeira, as certificações além de serem obrigatórias de acordo com Resolução 3.158 e 3.309 do CMN, são decisivas em processos seletivos de empresas do setor financeiro. 

Fonte: http://certificacao.anbid.com.br/duvidas_cert.asp#n1.1

Boletim Focus


 
E finalmente chegamos a mais um relatório de mercado, Boletim Focus divulgado. Desta vez pode-se notar uma pequena redução na inflação. Vamos aos números: há quatro semanas o IPCA era medido pelo percentual de aproximadamente 6,13%, após três semanas o mesmo índice decai para o percentual de 5,85% e atualmente, está marcado em 5,80%. Podemos perceber uma pequena queda no índice de inflação. Às IFS Top 5, esperam um IPCA em torno de 9,10% para o restante do ano.
Enquanto isso o nosso Produto Interno, um mês atrás, era medido pelo percentual de -1,45%, após duas semanas o mesmo índice volta a crescer passando a equivaler o percentual de -1,50% e atualmente o mesmo índice chega ao percentual de -1,70%.

Desta forma, conforme foi exposto acima, a inflação sofre uma pequena redução, no entanto o PIB continua a crescer negativamente. Esta pequena redução no índice inflacionário talvez possa ser explicada pela elevação da taxa básica de juros, conforme vem acontecendo nos últimos meses, na tentativa de combater a Inflação, no entanto o efeito colateral deste aumento da taxa de juros, naturalmente será o crescimento negativo do PIB. 

Abra esta página e acompanhe todo relatório de mercado.


Certificações Profissionais da equipe do blog

Essa semana o monitor Alef Soares foi aprovado no exame de certificação CPA-20. Há algumas semanas o monitor Frederico Maul foi aprovado no exame do IBA e agora é um MIBA. Hallyson Alberto não é monitor, mas nos ajuda no blog com algumas postagens, é CPA-10 e AAI pela ANCORD.

Essa equipe é bem qualificada!


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Trabalho de Valuation

Recebi um email hoje e, para evitar que vocês me mandem emails perguntando a mesma coisa, publicarei ele abaixo:

PERGUNTA DO ALUNO:

> Boa noite, Felipe!!
> Sei que está de greve (rsrssr), mas tô querendo adiantar os trabalhos das
> disciplinas pra quando a greve acabar não infartar antes da hora...Enfim,
> preciso de uma luz pq não lembro de absolutamente nda acerca dos critérios
> para elaboração da Valuation. Entrei no blog na esperança de encontrar as
> orientações, mas não achei... Preciso saber quais os critérios para
> escolha da empresa a ser analisada. Tipo: Pego "qualquer empresa" ou ela
> tem que está enquadrada em algum parâmetro? Outra coisa, andei pesquisando
> acerca do assunto e ví que diversos sites que abordam sobre ele,
> disponibilizam planilhas para esse cálculo. Essas planilhas podem ser
> usadas ou você entende que utilizando elas não estaremos realizando o
> trabalho e sim copiando de sites?
> Fico no aguardo do seu retorno.Obrigada!!


MINHA RESPOSTA:

NOME DA PESSOA, o parâmetro é: você já escolheu a empresa no início do semestre! kkk. Pelo menos foi o que eu disse para vocês fazerem e todas as aulas eu lembrava vocês disso, dizendo para irem fazendo as coisas à medida que eu fosse dando aula. Inclusive, nas aulas do laboratório vocês começaram a avaliar suas empresas.

Nada impede que você utilize algumas planilhas como base para o seu trabalho. Mas faça a sua própria planilha. Você pode pegar de vários locais e ver como fica melhor para você. Eu mesmo disponibilizei várias planilhas a vocês, minhas e de Damodaran.

As informações sobre a disciplina podem ser obtidas aqui: http://financasaplicadasbrasil.blogspot.com.br/search/label/Valuation

As informações sobre o trabalho também estão nos slides. Acompanhe-os
que você conseguirá fazer sem maiores problemas.



segunda-feira, 13 de julho de 2015

Boletim Focus

A expectativa para o IPCA era de 6,10% na estimativa de quatro semanas atrás, nessa última semana o índice caiu para 5,92%, diminuindo ainda para 5,85% na previsão de hoje. As Instituições Top5 esperavam um IPCA em 2015 de 8,76%, na previsão há quatro semanas, subindo para 9,08% com a expectativa de hoje. As Top5 esperam uma mudança no IPCA para o ano de 2016, com previsão de 5,57%.

Enquanto isso, pode-se observar o encolhimento do PIB para o ano de 2015. O Gerin informa a previsão do PIB em 2015, com o percentual há quatro semanas de -1,35%,e a expectativa para o dia de hoje é -1,49%.

O relatório pode ser acessado em Gerin.

Resultado da I Olimpíada Brasileira de Contabilidade

Hoje é um dia de boas notícias. Primeiro foi divulgado o resultado da 1ª fase do Prêmio Excelência Acadêmica, em que uma aluna que orientei no semestre passado (Luísa) está concorrendo agora com outras 19 monografias.

Em seguida, foi divulgado o resultado final da I Olimpíada Brasileira de Contabilidade, com uma aluna minha de Finanças II sendo a campeã. Parabéns a Geisa e a todos os outros competidores, vocês foram muito bem!

Segue o texto divulgando os vencedores, publicado pela Profa Fátima Freire, da UnB:

Brasília, 13 de julho de 2015
Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - 1ª Edição
Informe
Os 25 inscritos, na segunda fase dessa edição, mostraram que os alunos de cinco IES são mesmo feras.
Estudantes da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Brasília estão entre os vencedores da 1ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade, que abordou os principais conteúdos das Ciências Contábeis, sendo eles: Teoria Contábil, Societária, Auditoria, Custos e Gerencial, Perícia, Tributária, Contabilidade Pública e Orçamentária, Análise das Demonstrações Financeiras.
A segunda etapa ocorreu no mês de julho, nas sedes das cinco Instituições de Ensino Superior, sendo elas: UnB, UDF-DF, UFPE, UFPB e UNIPÊ. Os candidatos enfrentaram uma maratona de 4 horas para realizar uma prova contendo 50 questões subjetivas e uma subjetiva.
Confira abaixo o nome dos três primeiros colocados:
1º LUGAR- GEISA CASSIANA PAULINO DA SILVA 74,50 pontos
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
2º LUGAR - MAYKE DOUGLAS XAVIER DE LIMA 72,34 pontos
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
3º LUGAR - CAMILA OLIVEIRA SANTOS 66,14 pontos
Instituição: Universidade de Brasília
Os coordenadores agradecem a todos os alunos e professores envolvidos na realização do projeto.
Parabéns a todos.
Que 2015-2016 venha mais.
Profa. Fátima de Souza Freire - UnB
Coordenadora Geral
Coordenadores Internos
Prof. Edmilson Campos Soares - UnB
Prof. Eurípedes Rosa do Nascimento Júnior- UDF
Prof. Luiz Felipe de A. Ponte Girão- UFPB
Prof. Márcia Ferreira Neves Tavares - UFPE
Prof. Vinicius G. Martins - Unipê

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Boletim Focus




Há exatamente quatro semanas o IPCA estava marcando o percentual de 5,95%, após três semanas o mesmo índice chegou a marcar 5,99% e atualmente o IPCA chega a 5,92%. Algumas instituições Financeiras TOP 5, esperam um IPCA em torno de 8,91% para o restante do ano.

O PIB há quatro semanas representava um crescimento negativo de -1,30%, após três semanas o mesmo índice chegou a valer -1,49% e atualmente está cotado em -1,50%. 

Acompanhe o Boletim 

O ato de estudar

Hoje eu lembrei da época em que eu comecei a dar aulas, em 2007 ainda como Professor de matemática no Ensino Fundamental II (ginásio, na minha época de aluno). Eu não tinha experiência como Professor, nunca tinha estudado nada relacionado a essas coisas de "dar aula"... então resolvi pesquisar. Foi quando conheci o trabalho de Paulo Freire.

Em "A importância do ato de ler" eu encontrei algo que me marcou e ainda guia boa parte da minha vida profissional. Ele conta a história de Antônio e Pedro que tiveram alguns problemas de transporte, devido a um lamaçal. Eles pareciam não ser inteligentes, no sentido comumente utilizado da palavra. Todavia, tiveram um problema, analisaram/estudaram a situação e conseguiram sair de lá. É o que devemos fazer sempre. Mesmo com dificuldades, devemos estudar para resolver nossos problemas.

Segue um trecho do livro que trata disso:
O ATO DE ESTUDAR
B

Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fios
caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e
no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de
ver. Não importa que o estudo seja feito noutro focal e noutro momento, como
o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige
sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os
fatos que observamos
.
Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser
estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto
se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando
encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela
roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa
do lamaçal?
Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele
como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal.
Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar é
não repetir o que os outros dizem.

Estudar é um dever revolucionário!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

[SUBMISSÕES ABERTAS] I Seminário de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPB

O I SESICAT está com submissões abertas. As informações podem ser obtidas no site do evento.

Uma grande novidade que nosso seminário traz é que o artigo não precisa ser inédito em eventos. Se você tem um artigo que já passou por um evento e já foram feitas algumas alterações, poderá submeter para avaliação e possível apresentação no I SESICAT.

Os meus ex-alunos de Finanças III estão convidados a submeterem seus artigos.

Não percam!!