quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ajuda em pesquisa na área fiscal

Boa tarde!! Peço que ajudem um mestrando a concluir a sua dissertação respondendo a esse questionário.

Lembrem-se de que vocês podem precisar, um dia, de ajuda nesse sentido e que Jesus está vendo!

Clique aqui para ter acesso ao questionário. É rapidinho!

A pesquisa a seguir é realizada como parte de dissertação para obtenção de título de Mestre da FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e tem como objetivo pesquisar fatores que influenciam o comportamento do contribuinte brasileiro, tendo relevante caráter social na medida em que se pretende fomentar o debate acerca das políticas públicas fiscais.

Considerando a importância do tema é solicitado aos participantes voluntários que preencham os formulários com seriedade e atenção, buscando adentrar na situação hipotética como se real fosse, respondendo seus apontamentos com absoluta sinceridade. Ao agir desta forma, você estará colaborando para o debate sobre tema tão sensível à nossa sociedade.

Importante ressaltar que lhe garantimos o caráter anônimo e sigiloso de suas respostas, sendo que os dados farão parte de um banco de dados condensado. Ademais, na página de identificação, nome, e-mail e renda são opcionais. Estando de acordo com a participação clique abaixo para iniciar a pesquisa, servindo este ato como manifestação de consentimento livre e informado de sua participação espontânea.

Por fim, o pesquisador agradece sua participação voluntária e registra os protestos de estima pela colaboração para o debate tão relevante para a sociedade brasileira.

domingo, 27 de julho de 2014

Precificação de opções - o básico

Turma, seguem os materiais que utilizaremos na aula sobre precificação de opções. Ressaltando que essa aula é sobre o básico sobre o tema. Há ainda muitas outras coisas que, quem tiver interesse em se especializar, deverá estudar.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cenário para inflação

 

     Banco central antecipa cenário que contempla inflação resistente nos próximos trimestres, mas, que, mantidas as condições monetárias --isto é, levando em conta estratégia que não contempla redução do instrumento de política monetária-- tende a entrar em trajetória de convergência para a meta nos trimestres finais do horizonte de projeção conforme ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta quinta-feira.


 Acompanhe na integra na ata do COPOM.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Revista sobre estrutura de capital e financiamento

O Professor Wilson Nakamura (Mackenzie) divulgou em seu facebook uma revista bem interessante para quem quer se aprofundar nesse tema. O Journal of Captal Structure and Financing é só sobre estrutura de capital e financiamento, tendo como principais áreas de interesse: trade-off theory, pecking-order theory, market timing, agency problems, life cycle theory, flexibility theory, financial contracts, signalling, corporate governance, initial public offerings, and international capital structure.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Estrutura de capital

Seguem os materiais para a aula de hoje.

Boletim Focus

Nessa semana o IPCA voltou a subir, passando de 5,89% para 5,92% nos próximos 12 meses. A expectativa é de o IPCA feche 2014 em 6,48% (as IFs Top 5 esperam um IPCA de 6,58%), enquanto que a expectativa do PIB está em um crescimento de 1,05%, frente aos 1,07% da semana passada e 1,24% há um mês.

Veja o relatório completo aqui.

sábado, 12 de julho de 2014

Trabalho final de Fundamentos da Análise de Investimentos

Conforme dito ontem à noite em sala, o trabalho final da disciplina consistirá em vocês buscarem, na sua empresa ou na sua casa, algum investimento a ser analisado (preferencialmente a troca de um equipamento).

O trabalho (tanto o relatório escrito, quanto a apresentação oral) terá a seguinte estrutura geral:

1. Definição do problema e justificativa da análise: nesse ponto eu espero que vocês apresentem as motivações que o levaram a analisar a viabilidade de tal investimento. Aqui vocês convencerão o gerente da área, diretor financeiro ou outra pessoa responsável a ler o seu relatório.

2. Apresentação dos dados e cálculos necessários: aqui vocês demonstrarão como os dados foram coletados e como vocês fizeram os cálculos necessários.

3. Recomendação: nesse ponto você dará a recomendação de investimento ou não na ideia que foi apresentada no ponto 1. Aqui vocês devem enfatizar as vantagens de se investir no projeto, em caso de recomendação por aceitação.

Caso tenham dúvida em algo, comentem aqui na postagem do blog.

Os trabalhos que eu fiz sobre isso, infelizmente não tenho mais o relatório para enviar para vocês como modelo. Mas um deles eu publiquei parte dos resultados (acho que de duas das 8 ou 10 salas que eu analisei) em forma de artigo na Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. O título do artigo é "ANÁLISE DA VIABILIDADE DA TROCA DE EQUIPAMENTOS DE CONDICIONAMENTO DE AR COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS: estudo de caso em uma instituição de ensino fundamental e médio".

A nota desta atividade será 70% do relatório e 30% da apresentação oral.

Os dias das apresentações são os seguintes:

Dia 28/07/2014 - 1) Weidson e Elias; 2) Leonardo e Emerson.

Dia 01/08/2014 - 3) Cristovão e Luísa; 4) Victor e Edson.

Dia 04/08/2014 - 5) Letícia e Élida; e 6) Ronaldo.

Como estou dando prazo mais do que suficiente, as duplas que não entregarem o trabalho e o apresentarem no dia combinado terão nota zero.

Entreguem o relatório e façam a apresentação de forma profissional, como se estivessem apresentando a um cliente. Não deverão ser feitos a mão, mas sim usando word, excel ou softwares equivalentes.

Bom trabalho!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Novo prazo para assistir à palestra

Como no dia da greve dos ônibus houve um problema no site. O novo prazo de entrega é até domingo de meia noite.

Assistam à palestra e enviem as respostas. Tanto para os alunos de fundamentos da análise de investimentos quanto para os alunos de finanças II.

sábado, 5 de julho de 2014

Aula de segunda-feira e palestra gratuita para os alunos de Análise de Investimentos e Finanças II

Prezados alunos, devido à greve dos motoristas de ônibus nós não teremos aula na segunda-feira. Porém, a atividade que faríamos em sala de aula será feita por vocês em casa mesmo. As informações foram enviadas por email.

Caso alguém não tenha recebido o email, entre em contato comigo. Lembre-se de que "não recebi o email" não é uma desculpa, uma vez que a informação está aqui no blog e todos sabem que devem ficar atentos ao que é postado no blog (devendo assinar a lista de emails do blog para receber as notificações diretamente por email).

A palestra é muito boa e tenho certeza de que abrirá a mente de vocês para diversas oportunidades de investimento, de modo que um dia o dinheiro possa trabalhar para vocês, no lugar de vocês trabalharem pelo dinheiro.

O título da palestra é Investimentos Inteligentes.

Sobre Tesouro Direto

Na aula vocês devem ter cansado de me ouvir falar sobre os títulos do Tesouro Nacional. Segue aqui mais um material sobre o Tesouro Direto e os títulos do Tesouro Nacional que são negociados por meio do TD.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Artigos dos autores do blog no Congresso USP de 2014

Essa semana a organização do Congresso USP disponibilizou os artigos aprovados em seu site, para que possamos ter acesso de forma antecipada, de modo a contribuir com os trabalhos nos debates.

Seguem os artigos nos quais os autores do blog têm alguma participação, com um brevíssimo resumo (em palavras traduzidas da burocrática linguagem "científica" para o português padrão). Para acessar o trabalho completo, o interessado deve clicar no título do artigo:

1. O Lado B do Insider Trading: Relevância, Tempestividade e Influência do Cargo:

Os autores desse artigo são: Luiz Felipe de A. Pontes Girão (eu), Orleans Silva Martins e Edilson Paulo. Ambos Professores do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB. Orleans é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Edilson do de Contabilidade.

Esse artigo traz à tona o "lado B do insider trading", lado que é um pouco esquecido pelas pessoas e, me parece, principalmente pelo órgão regulador do nosso mercado de capitais (a CVM). Quero deixar claro que nós não estamos estimulando a utilização (ilegal) de informações privadas, todavia nós pressupomos que a negociação de ações por insiders (pessoas de dentro da empresa que podem ter acesso a informações privilegiadas) ocorrem e podem ocorrer legalmente ou ilegalmente. O problema da negociação legal dos insiders é que nós, os outsiders (pessoas que estão fora da empresa, como investidores, credores etc), só sabemos dessas negociações muitas coisas semanas de atraso. Então esse artigo critica a regulamentação dada pela Instrução CVM 358 e mostra algumas evidências, através de um experimento, que isso realmente é um problema para o mercado de capitais, pois as negociações dos insiders parecem ser importantes para os investidores.

2.  Relações Entre o Desempenho Futuro e os Desvios do Caixa-Meta das Empresas Brasileiras:

 Os autores desse artigo são: Vinícius Gomes Martins, Luiz Felipe de A. Pontes Girão (eu) e Ivan Ricardo Gartner. Eu e Vinícius somos Professores do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB, Vinícius também é Professor do Unipê Business School e Ivan Gartner é Professor Titular da Universidade de Brasília, onde também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Muitas pessoas acreditam que ter caixa de mais (caixa sobrando), ou seja, caixa acima do "caixa-meta" é uma coisa boa, pois não terão preocupação com não ter dinheiro para pagar as contas. Todavia, caixa demais gera diversos problemas como custo de oportunidade (ter dinheiro parado em conta corrente, por exemplo gera perda de pelo menos a rentabilidade que você teria se deixasse o dinheiro aplicado em algum investimento). Além desse custo de oportunidade, os gestores podem utilizar o caixa sobrando para consumir algumas regalias, a exemplo de secretário exclusivo para ele, carros e escritórios de luxo, viagens em primeira classe e outros itens que não criam valor para os donos do capital. Por outro lado, o caixa abaixo da meta pode colocar a empresa em maus lençóis, por causa da dificuldade de arcar com suas obrigações com credores.

Dessa forma, esse artigo buscou analisar o impacto dos desvios do "caixa-meta" no desempenho das empresas brasileiras de capital aberto, pela facilidade que temos em coletar dados, porém a teoria utilizada serve para as demais empresas. E, de fato, foram encontradas algumas evidências que corroboram a teoria de que os desvios do caixa-meta afetam o desempenho da empresa.

3. Previsão da Arrecadação do ICMS: Uso do Modelo Holt-Winters Aditivo na Paraíba:

Os autores desse artigo são: Filipe Duarte, Maysa Franciely e Luiz Felipe de A. Pontes Girão. Filipe e Maysa são alunos do curso de Ciências Atuariais da UFPB. Eles foram meus alunos nas disciplinas de Finanças Aplicadas I, II e III, além de Contabilidade IV. Esse artigo foi um trabalho realizado durante a disciplina de Finanças III.

De forma geral, os autores buscaram aplicar um modelo de previsão com séries temporais para prever o ICMS do estado da Paraíba. Esse trabalho busca se mostrar relevante, pois a gestão pública (não falando da Paraíba especificamente, mas de forma geral) é sempre criticada por diversos órgãos e pessoas por ser ineficiente. Então uma ferramenta que possa auxiliar na previsão da receita é importante, de modo a elaborar um orçamento que seja realmente uma ferramenta de auxílio da gestão e auxílio dos eleitores no hora analisar o desempenho dos seus representantes. O modelo apresentou previsões muito próximas da realidade, porém não foram estatisticamente significativas a 5%, todavia ressaltasse que as previsões foram bem próximas, o que poderia auxiliar a gestão pública no processo orçamentário, bem como outras pesquisas a desenvolverem modelos que se aproximem mais da realidade.

Os demais artigos do congresso podem ser acessados aqui. Agora vamos nos preparar para as apresentações e torcer para que tenhamos boas contribuições.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Discussões de laudos de valuation 2014.1

Durante semana passada e esta semana os alunos de Finanças II apresentaram para discussão em sala alguns laudos de valuation de grandes empresas brasileiras.

O objetivo foi verificar na prática a teoria que nós discutimos em sala, bem como possibilitar que eles verificassem como são apresentados os resultados de uma valuation, pois eles terão que avaliar uma empresa e me entregar o relatório até o final deste mês.

Seguem as fotos dos grupos:





terça-feira, 1 de julho de 2014

Resultado do Prêmio Fucape de Excelência Acadêmica (1ª fase)

Hoje saiu  o resultado da primeira fase. Dentre os 20 trabalhos selecionados está o de uma das minhas orientandas do semestre passado (Luana Canella), do curso de Contabilidade: Influências comportamentais no processo decisório de estudantes da área de negócios.

Vamos ficar torcendo para ela estar no Top 10 que será divulgado no final de julho!

ATUALIZAÇÃO: entrei em contato com os organizadores para saber quantos trabalhos foram inscritos. Todavia, eles disseram que não divulgam números específicos, apenas que em 12 edições, foram mais de 3200 trabalhos inscritos, isso nos dá mais ou menos 266 trabalhos por ano. Então esses que estão no Top20 já estão de parabéns!!


Orçamento de capital

Turmas de Finanças II, seguem os slides para a aula de Orçamento de Capital. Lembrando que nesta quarta-feira só haverá aula na turma da noite, devido à reunião do Departamento.

Prazo para a entrega da valuation

As turmas de Finanças II que estão tendo aula de avaliação de empresas terão até o dia 30/07/2014, meia noite, para me enviar o relatório da avaliação por email.

Após essa entrega, discutiremos se haverá ou não a apresentação oral.

Aula de quarta-feira (02/07/2014)

A turma de Finanças II da tarde não terá aula, pois haverá reunião do Departamento no horário da aula.

Aproveitem para fazer a inscrição no Desafio Universitário (já recebi por email a inscrição de Alef e de Edson, aluno de Fundamentos da Análise de Investimentos) e para fazer o trabalho sobre a aplicação da metodologia FIELD em uma empresa na área de atuária e em uma empresa na área de Finanças aqui na Paraíba!

Enviem-me por email as notícias de suas empresas.