Chega um momento na vida de uma
empresa que a mesma deve ser vendida¹ (totalmente ou em "partes"). Mas eis a dúvida cruel: por qual
preço? Para isto existe o Valuation, no entanto é importante
ressaltar que esta é apenas uma de muitas outras técnicas existentes para a
avaliação de empresas.
Dessa forma, faz-se importante ressaltar que o Valuation nada mais é do que uma ferramenta para a avaliação de empresas, onde cada analista usa determinadas premissas para se estimar o valor de mercado de uma empresa e que estes resultados são apenas estimações e devem ser ponderados por aqueles que necessitam de tomar decisões com base no resultado da Valuation.
Dessa forma, faz-se importante ressaltar que o Valuation nada mais é do que uma ferramenta para a avaliação de empresas, onde cada analista usa determinadas premissas para se estimar o valor de mercado de uma empresa e que estes resultados são apenas estimações e devem ser ponderados por aqueles que necessitam de tomar decisões com base no resultado da Valuation.
Dessa forma, nota-se como é
importante o uso desta técnica de avaliação de investimentos porque quando é
possível compreender o valor histórico de uma determinada empresa, pode-se também
ter uma noção de como é o comportamento financeiro da empresa ao longo dos
anos.
O Valuation pode ser feito, em suma, em apenas 4 passos:
1º Estimam-se os fluxos de caixa futuros para os próximos anos2º Define-se o WACC (taxa de desconto)3º Define-se uma taxa de crescimento (G, perpetuidade)4º Traz todos os fluxos de caixa a valor presente e após isso efetua-se a sua soma.
¹ É importante salientar que não apenas é importante avaliar a empresa para efetuar sua venda, fazer o IPO ou coisas desse tipo. É importante avaliar a empresa de tempos em tempos de modo a verificar se as suas decisões estão implicando em criação de valor para a empresa ou não, podendo assim ajustar ou melhorar as estratégias.
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