sábado, 4 de outubro de 2014

Défict Histórico

 Eleições a parte, essa semana saiu o resultado fiscal do governo, confirmando a tendência das contas públicas do governo, o registro é de um défict de 10,4 bilhões englobando o tesouro nacional, o banco central e a previdência.

  Pela óptica do investidor estrangeiro serve como um importante indicador de desestimulo ao investimento no país. Uma alternativa para o tesouro nacional seria lançar as LTN's com um forte deságio atribuindo um bom prêmio ao investidor e financiando assim parte do défict. Contudo esse movimento pode ficar comprometido se o défict continua a aumentar.

  Relativo ao défict previdência existe uma batalha praticamente perdida devido a densidade demográfica beneficiária versus densidade demográfica contribuinte, há previsões que a paridade contribuinte\benefíciário migre para 1\2 já em 2025 o que só agrava a situação a previdência social.

  Já pela óptica do governo central apesar do défict histórico atribuído desde a sua primeira publicação em 1997 o ano, terminará com superáit nas contas públicas o que reforça a pre-suposição das LTN's, contudo na contra-mão esse recorde de agosto pode refletir o começo de um 2015 penoso para economia no mínimo parecido com 2014 que não deixara saudades. Veja a expectativa para 2015 no link .

    Acompanhe também a reportagem do Estadão.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário