sábado, 25 de outubro de 2014

O erro da metodologia utilizada nas pesquisas eleitorais realizadas no Brasil

      A credibilidade das pesquisas eleitorais realizadas no Brasil está em baixa. Quase não-se verificou acertos condizentes com a realidade nas pesquisas realizadas até o primeiro turno das eleições de 2014.  Este fato leva o eleitor a refletir sobre a seguinte indagação: As pesquisas eleitorais no Brasil são elaboradas de maneira correta?  


            Segundo Bruno Paes Manso do Blog Estadão, o problema está na margem de erro, e no intervalo de confiança divulgada pelos meios de comunicação, desta forma são divulgadas margens de erro de 2% para mais ou para menos e intervalos de confiança que afirmam que para cada 100 pesquisas realizadas 95% estarão próximas a realidade. Dessa forma contra os fatos não existem argumentos, em todo o território nacional os votos acabaram por ficar fora das margem de erro divulgadas pelos institutos na véspera da eleição presidencial do primeiro turno, Aécio Neves do PSDB estava com 26% segundo Datafolha e 27% segundo o Ibope, no entanto o candidato obteve 35,5% dos votos válidos.        
            Assim nota-se uma grande diferença entre o que as pesquisas afirmaram e o que se verificou nas urnas. Ficando claro que existe algo de errado com a forma que estas pesquisas eleitorais estão sendo elaboradas, as pesquisa realizadas no Brasil seguem a metodologia de cotas onde o entrevistador procura por entrevistados, em por exemplo uma rua, com bastante fluxo de pessoas, alguns trabalhos voltados para este assunto afirmam que esta margem de erro só poderia ser divulgada da forma que é se fosse usado um outro método diferente do que esta sendo utilizado atualmente, o método aleatório onde o pesquisador seleciona aleatoriamente como o nome já diz, municípios, ruas e domicílios, sendo que apenas uma pessoa de cada domicilio é entrevistada, logo este tipo de pesquisa custa um pouco mais caro por conta dos deslocamentos até os locais onde os indivíduos serão entrevistados, no entanto somente com este método é que poderiam ser  divulgadas as margens de erro para mais ou para menos.
            É importante que as pesquisas eleitorais sejam realizadas da melhor forma possível, pois como é sabido existem os eleitores indecisos e estes acabam por escolher em quem votar com base nas informações prestadas pelas pesquisas eleitorais, outro ponto importante, é que as pesquisas eleitorais acabam por ditar o ritmo da bolsa de valores do país, fazendo com que a Bovespa oscile de acordo com as intenções de voto, e além disso os eleitores merecem consumir as melhores informações acerca de quem poderá vir a assumir a Máquina Pública.



Fonte: http://blogs.estadao.com.br
http://zh.clicrbs.com.br/rs

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