quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sem pressa para um I.P.O

 


            A oferta pública de ações nem sempre está entre os objetivos primordiais das entidades.  Algumas empresas de Capital Fechado chegaram a conclusão de que não vale a pena se apressar tanto para realizar uma oferta pública de ações.
            Ao abrir o capital na bolsa de valores a empresa consegue de forma automática ampliar o número de sócios, isso por que os investidores passam a ser proprietários da companhia. Empresas que fizeram sua abertura de capital conseguem ser financiadas pelos investimentos de seus sócios, sendo estes investimentos “inesgotáveis”, pois "bastará" a empresa ter uma boa linha de crescimento e bons projetos que novos investidores surgirão.  O retorno dos investidores estará associado ao desempenho da empresa, de forma que os recursos aplicados pelos investidores não terão um prazo definido para serem resgatados, o que ajuda a diminuir o risco de crédito da entidade, dessa forma com um risco menor a empresa consegue reduzir seu custo de capital que seria basicamente a taxa de financiamento da empresa. 

         Outro ponto relevante da entidade vir a abrir capital na bolsa de valores, é que o grau de liquidez da entidade melhora bastante, qualquer acionista poderá ter sua participação na entidade transformada em dinheiro vivo no momento em que achar necessário (todavia essa liquidez não é garantida, porém para grandes empresas isso ocorre de forma imediata).      
            Mas com tantos motivos assim, por que será que algumas entidades preferem esperar mais do que outras, para fazer uma oferta pública de ações? Para empresas de capital aberto, existe uma maior fiscalização e alguns custos adicionais por tal privilégio, e existem empresas que não estão dispostas a saírem de sua zona de conforto e tentarem algo novo, dessa forma empresas que conseguem prever níveis altos de crescimento e que estão em estado satisfatórios com seus acionistas, não vislumbram motivos para vir a fazer uma oferta pública de ações, pois a grande maioria dos acionistas não se importam como ou com o que a entidade irá fazer para continuar a crescer, ou seja, se importam com o resultado, enquanto a receita estiver aumentando, tudo estará bem.
            Alguns acontecimentos que reforçam estes tipos de pensamentos, foram que o número de empresas de capital fechado que estavam avaliadas em cerca de US $ 1 bilhão, aumentaram e não se verificou o mesmo avanço no número de empresas de capital aberto. Dessa forma, mesmo com os benefícios de uma possível oferta pública de ações, as vezes o melhor é esperar o momento adequado de se fazer um I.P.O. 





              

Nenhum comentário:

Postar um comentário