terça-feira, 12 de novembro de 2013

Seminários nas turmas de Finanças I

Sexta-feira passada nós começamos os seminários que eu sempre faço com as minhas turmas. Esse seminário serve para estimular ainda mais a leitura de artigos científicos por parte dos alunos, de modo a ajudá-los na preparação do seu futuro TCC (e para a vida também, porque pesquisar faz parte da nossa vida).

Em Finanças I eu paro duas aulas de conteúdo específico da disciplina para que os alunos apresentem artigos apresentados nos congressos do ano em que a disciplina está sendo oferecida (Congresso USP, APNCONT e ENANPAD).

Em Finanças II eles apresentam artigos já publicados em revistas, para, então, em Finanças III desenvolverem seus próprios artigos, estimulando-os à pesquisa e à iniciação científica.

Um dos trabalhos apresentados sexta-feira foi sobre desaposentação, de autoria de Angelo Zanella, Luís Afonso e João Vinícius de Carvalho. O artigo foi apresentado, de forma bem didática, pelos alunos Marcelo Maia e Edileuza Gomes.

A apresentação está disponível no Slideshare.





Um comentário:

  1. Esse assunto é muito importante e interessante, esse trabalho tratou o tema mais do ponto de vista matemático e atuarial, ficando a parte legal sem muita ênfase, porém é um assunto do interesse das pessoas, haja vista o envelhecimento da população brasileira, esse tema pode e deve ser mais trabalhado dentro da academia em projetos de extensão para que essas informações sejam espalhadas para todos os interessados.
    Parabéns pelo Blog Felipe e pela iniciativa em sala de aula.
    Marcelo Maia Diniz

    ResponderExcluir