segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"Buy and hold" como estratégia vencendora

      O termo "buy and hold" traduzindo da minha forma é "comprar e manter". É uma estratégia criada por Bejamin Graham em 1930, ou seja um ano após a quebra da bolsa de valores de Nova York. Este estudo tem como resultado que o investidor deve analisar e investir em ativos de valor "abaixo" do que "realmente" vale esperando a valorização do papel, estratégia praticada pelo megainvestidor Warren Buffet.

    Especialistas do mercado, grandes gestoras e pequenos investidores seguem ou tentam seguir esta metodologia pressuposta, contudo é preciso uma análise bem fundamentada em cada ativo para se tomar essa decisão. O fluxo de caixa vs cenário econômico (ex.: Inflação), visibilidade da empresa, potencial de crescimento, principais stakeholders são alguns dos fatores a serem observados. O que deve se atentar ao conceito é que não se pode investir em um papel e esquecer o papel, ou seja, por mais que seja um garantidor de rentabilidade positiva. O papel deve ter o seu mínimo de acompanhamento.

   Hoje no mercado existem empresas especialistas em ações com bom potencial de crescimento, pouco conhecidas pelos investidores. Esse foco é um nicho de mercado pouco trabalhado pelas grandes corretoras de valores, pois em geral, há pouca informação disponível relativas a essas empresas, contudo os "garimpeiros" de ativos de bom potencial tem como premissa básica a estratégia "buy and hold" e vão a fundo em cada empresa selecionada por critério diferenciado.

   A exemplo de empresa que foi um potencial de crescimento e estratégia "buy and hold" é a Mundial s.a, pouco popularizada, mas que estava em linha com seus fundamentos, contudo há 2 anos as ações da Munidal  vem demonstrando valor de mercado abaixo do preço de IPO.

Segue abaixo um link de indicações dos profissionais que vivem dessas análises como estratégia  vencendora: 

http://www.arenadopavini.com.br/artigos/acoes-na-arena/garimpeiros-do-mercado-indicam-10-acoes-fora-do-radar-que-farao-os-investidores-sorrirem

Nenhum comentário:

Postar um comentário