quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Módulo VII – CPA 20


Podemos esperar até 15 questões dos assuntos deste tópico na prova. Os assuntos abordados aqui serão os principais deste módulo:: Beta, Índice de Sharpe e Duration.

ÍNDICE DE SHARPE:

Começaremos com o índice de Sharpe. Quem cursou Finanças I certamente já estudou este índice (no blog você pode encontrar algumas coisas sobre isso, mas infelizmente ainda não temos disponíveis os materiais sobre avaliação de desempenho, principalmente sobre carteiras - porém semestre que vem eles estarão online para quem quiser, de forma organizada - os alunos da disciplina, todavia, podem encontrar esses materiais nas copiadoras da UFPB).

O índice de Sharpe nos revela a relação existente entre risco e retorno de um determinado ativo ou de uma carteira de ações. Indo direto ao ponto, quanto maior for o índice de Sharpe, melhor terá sido o desempenho do ativo. Ou seja, você tomou uma boa decisão.

BETA:
O Beta, também é bastante falado e usado nas aulas de Finanças I (slides de uma das aulas e um vídeo explicando como estimar), II (exemplo 1 e 2) e III. Relembrando aos esquecidos, o Beta mede a sensibilidade de um determinado ativo em relação a uma carteira teórica de mercado (geralmente utilizados o Ibovespa como proxy).

Como o Beta mede a sensibilidade do seu ativo em relação ao mercado, ele mede sua exposição ao risco sistemático. Logo, quanto maior for o Beta, mais arriscado será o seu ativo. Se é mais arriscado, espera-se retornos maiores também. 

O benchmark é Beta = 1, porque se o Beta = 1, quer dizer que seu ativo é o próprio mercado: vocês está investindo na carteira do mercado. Então, Betas maiores do que 1 são de ativos mais expostos ao risco sistemático e menores do que 1 são ativos menos expostos a esse risco.

DURATION:
Duration, mede a sensibilidade de um ativo em relação às variações da taxa de juros, ao passo que quanto maior for a Duration, menor será o preço do ativo se a taxa de juros subir.

Clique aqui para ver uma postagem anterior sobre Duration aqui no blog, feita por Hallyson Alberto.

De forma resumida, assim se encerra a série de postagens sobre a certificação CPA-20. Foram explicações resumidas, mas que servirão muito para vocês terem uma ideia geral sobre o tema. Aqui no blog vocês podem encontrar materiais para a maioria dos assuntos. Busquem também outras fontes e boa sorte!

Assita também a esse vídeo: youtube.com/watch?v=dZF_KER6QLk

Nenhum comentário:

Postar um comentário