quinta-feira, 3 de abril de 2014

Equívoco analítico básico do meio de comunicação

    Essa semana vi uma reportagem da Infomoney relatando o impacto da copa do mundo de futebol no Brasil e fiquei assustado com um número informado, não pelo efeito, como sabemos a copa do mundo não deve surtir o efeito  positivo economicamente como visto em outros países a exemplo da África do Sul e outros. Contudo, apesar da expectativa, a informação divulgada pelo site faz lembrar aquele velho procedimento para encontrar uma proporção percentual, dividimos a parte pelo todo e multiplicamos porcentualmente. 

    Segundo a informação a representação será de R$25,2 Bilhões e um PIB de R$4,838 Trilhões o que dá 0,005% do PIB demonstrando o quão insignificante será a copa do mundo.  

     Todavia, se observamos de perto, há um grande equívoco no cálculo. Temos: 25.200.000.000,00/4.838.000.000.000,00 o que dá 0,0052 em torno de 0,5% do PIB, bem mais alto do que a informação fornecida pelo site. Nesse sentido há um grande equívoco por parte da fonte informadora. É preciso ficar atento, apesar da copa do mundo ter uma fraca expectativa quanto ao impulso resposta econômico, não quer dizer que vai ser quase zero. Acredito que o impacto apresentado na informação se demonstrou muito baixo, foi o que me motivou a fazer o cálculo para conferir.

 Segue a reportagem na integra aqui.

Isso me lembra uma postagem feita ano passado no Contabilidade & Métodos Quantitativos, sobre o erro dos renomados economistas Reinhart e Rogoff, quando falaram sobre o crescimento em tempo de crise.

Não importa o quão você seja bom, todo mundo erra. Nós, leitores, temos apenas que ter um pouco de cuidado ao ler.

6 comentários:

  1. Pode-se considerar realmente que esse é um erro importante para a Infomoney. Mais a avaliação do impacto da copa do mundo na economia brasileira será de 0,5%, não deixa de ser quase 0. Para a quantidade de dinheiro que está se gastando para esse evento, o retorno poderia e deveria ser bem maior.
    Marcelo Maia Diniz

    ResponderExcluir
  2. Pode ser,mas considerando que o evento dura apenas 30 dias e representa 0,5% do PIB, seria um agregado de 0,5%, num país que esta crescendo a taxas de 1% a 3% a.a, 0,5% representaria uma variação entre 17% a 50%. Contudo, com certeza poderia ser bem maior visto o volume investido, complicado !!!

    ResponderExcluir
  3. Só esclarecendo melhor, considerando o PIB divulgado:
    se o PIB mantiver o valor divulgado até o final de 2014, com a copa o cresceria 0,5%.
    se o PIB crescer 3% a.a com a copa seria a mais 0,17% ou no total 3,17%.

    Não consegui concertar lá em cima rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor comparar o retorno com base no investimento. Quanto foi investido, realmente? Alguém sabe?! lkkk

      Excluir
  4. Outro comentário, recebi o e-mail da infomoney hoje, agradecendo pela atenção e informando que o texto já foi corrigido. Obrigado pela dica Profº Felipe.

    ResponderExcluir