quarta-feira, 23 de abril de 2014

Desafio 1 (Finanças II, 2014.1) - Revisão sobre o Valor do Dinheiro no Tempo

Na aula de hoje nós vimos uma revisão geral sobre o valor do dinheiro no tempo, a exemplo de: perpetuidades, anuidades, perpetuidade em crescimento etc.

Fonte: varsguide.com

As questões que posto aqui são no mesmo nível de dificuldade das que fizemos em sala (de fácil a médio) e têm objetivo de fazer com que vocês tentem praticar sozinhos.

Podem postar as dúvidas aqui nos comentários que assim que eu verificar o novo comentário responderei. Porém não darei a resposta. Darei apenas dicas. Os alunos devem me entregar as respostas na aula da segunda-feira, dia 28/04/2014.

1) A turma de Ciências Atuariais da UFPB (primeiro período) está planejando sua festa de formatura. Cada aluno precisa ter R$ 2.500,00 ao término de 4 anos. Supondo que a poupança rende 0,6% ao mês, quanto cada um terá para contribuir mensalmente com a festa, considerando que todos pagaram mensalmente, sem atrasos?

2) Considere agora que cada aluno possa fazer aplicações mensais (considere que os custos de transação são irrelevantes nesse caso - na prática temos que considerar) no Tesouro Direto, com um título que gera um retorno de 12,59% ao ano. Quanto cada aluno terá que contribuir mensalmente para ter os mesmos R$ 2.500 da questão anterior, no mesmo período de tempo?











2 comentários:

  1. Professor!
    Estou com problemas na questão 2. Essa taxa de retorno seria uma taxa de juros anual, onde conseguiremos chegar ao resultado correto transformando esta taxa anual em mensal e depois aplicando numa formula de catalização? Ou seja, VF=P(1+i)^n-1/i

    ResponderExcluir