quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CPA – 20: Demais Produtos de Investimento, Módulo III



Resultado de imagem para cpa 20
Este é um dos maiores assuntos de prova, chegando a representar cerca de até 25% das questões expostas na prova. Neste módulo, de uma maneira geral, o estudante e deve apreender sobre os produtos negociados no mercado financeiro.

O aluno deve entender bem os conceitos de ações, que direitos tem os acionistas, o que é uma ação preferencial, o que é uma ação ordinária, o estudante deve entender também o conceito de renda variável, além disto, também é muito importante conhecer a operação de Underwriting, onde uma determinada empresa decide captar recursos de "terceiros" através da emissão de ações (quando os "terceiros" passam a não ser mais terceiros, são donos de ações que fazem parte do capital próprio).

Outro ponto chave dentro deste assunto é saber diferenciar mercado primário de mercado secundário, pois no mercado primário é onde ocorre à emissão de novas ações e no mercado secundário ocorre a liquidação dos Títulos e Valores Mobiliários.

O candidato deve saber diferenciar Sociedades Empresariais Abertas e Fechadas, onde na fechada os direitos de acionistas é um privilegio de um determinado grupo, já no caso de entidades abertas, as mesmas são sociedades anônimas onde qualquer pessoa pode comprar ações de uma determinada empresa e o investidor passa a ter participações nos lucros da empresa ou passam ter direitos a voto na assembleia dos acionistas.

O aluno também deve  compreender bem o que é análise técnica e análise fundamentalista, os principais índices de mercado como Ibovespa, IBRX e  IBRX-50.

Por fim, elencamos outro assunto dentro deste módulo que  é bastante recorrente nas provas do CPA-20, são eles os depositary receitps (DR). DR’s são ações de empresas estrangeiras que são negociadas dentro de uma determinada bolsa de valores estrangeira. Por exemplo, se uma empresa brasileira deseja negociar suas ações na bolsa de valores dos E.U.A e ações desta empresa  serão envelopadas para ser negociadas na bolsa dos E.U.A (são chamadas de ADRs). Em paralelo com esta explicação, pode ocorrer também de uma empresa estrangeira vir a negociar títulos na BMF&BOVESPA, a mesma deverá envelopar suas ações para serem negociadas no Brasil (BDRs). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário