quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Alavancagem para as PME's no Bovespa mais

Segundo o Sebrae, o Brasil tem 8,9 milhōes de pequenas empresas e a quantidade interessada em realizar listagem na bolsa de valores é muito pequena, pois reclamam das exigências feitas pela CVM - Comissão de Valores Imobiliários, para o ingresso das empresas no Bovespa mais, segmento da BM&FBovespa que incentiva a abertura de capital das pequenas e médias empresas.

Atualmente, apenas 1% das PME's mostraram interesse em realizar a abertura de capital e a listagem na bolsa de valores. Além dos incentivos da Instituição em promover o segmento das empresas, essas empresas podem expandir o seu capital sem a necessidade de pagar elevadas taxas de juros, ainda, levando em consideração a elevada taxa de juros para financiamento no Brasil, o investidor,pessoa física, que adquirir os papéis das empresas listadas no Bovespa mais, são isentos de pagar imposto de renda por um período de 5 anos. Então, as janelas são inúmeras para esse mercado prosperar, contudo, tais empresas precisam se adequar às políticas corporativas, estruturando a empresa, ser transparente com a saúde, principalmente, financeira da empresa.

E para completar, a análise para entrar nesse mercado é imprescindível, pois exige um certo feeling, porque a oportunidade de bons resultados para a captação de recursos, dependerá do comportamento do mercado e aceitação dos investidores. Apesar do custo, a listagem na Bolsa de Valores, é vista com bons olhos para a expansão da firma, e sua expansão torna a empresa mais sólida, quando é realizada uma boa governança corporativa e esta é mantida para o desenvolvimento e sustentabilidade do negócio.

Toma-se como exemplo a companhia Bernardo Gomes, que listou na bolsa em 2012, e só abriram oferta em 2013. A firma conseguiu realizar 2 aquisiçōes e o seu lucro  até 2015 cresceu 222%.
A oportunidade está vista, cabe aos proprietários das empresas, sairem da limitada e partirem para sociedade anônima, visando um horizonte expansionista.

O material pode ser acessado em BOVESPA MAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário