segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CPA 20: Comentários sobre o Módulo I









Hoje daremos início aos nossos estudos, Módulo I (princípios básicos de economia, finanças e estatística).


A prova do CPA-20, não é uma prova fácil embora pareça, não se deixe enganar pelos comentários faceiros de pessoas que nunca fizeram a prova ou mesmo aqueles que ainda não possuem a certificação. A prova é cheia de pegadinhas e palavras extremamente difíceis, assim dou um conselho de amigo: se estiveres pensando em fazer esta prova estudando apenas por simulados ou resumos na internet, nem faça sua inscrição, pois com certeza estará perdendo duas coisas extremamente preciosas, tempo e dinheiro. Por isto vamos ao que interessa.


Módulo I


Neste módulo você pode encontrar até 6 questões de prova, no entanto este assunto é bastante tranquilo, se você possuir conhecimentos prévios sobre estatística e finanças já está de bom tamanho. Um conselho que dou é que o estudante tente ler todo o conteúdo programático para este assunto e após isso tente resolver o maior número de exercícios que conseguir. Na internet você conseguirá encontrar alguns simulados, eu aconselho um muito bom que é o do Edgar Abreu.


O estudante para se sair bem neste módulo deve dominar assuntos como: PIB, como ele é composto, sua fórmula, como calcular o PIB etc. O Aluno também deve conhecer bem os assuntos relacionados ao Comitê de Política Monetária, por quem o mesmo é composto, qual a sua função na economia do País, quantas reuniões acontecem por ano, o que é decidido nestas reuniões. O O aluno deve saber diferenciar as taxas SELIC meta e SELIC over, saber acerca de o que é um CDI. O estudante deve conhecer os índices medidores de inflação entre outros índices, o aluno deve conhecer muito bem, com excelência sobre o índice IPCA, pois o mesmo é o índice oficial usado pelo Governo para medir a inflação do País.


Deve ser estudando também, sobre política fiscal x política monetária, política cambial, reservas internacionais, balança comercial, balança de pagamentos. Deve-se também saber calcular uma taxa real, e por último, mas não menos importante, deve-se estudar matemática financeira.


Aqui citei apenas alguns temas, no entanto prezados não larguem o osso, vão fundo que quando se estuda de verdade o difícil se torna razoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário