quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Qual é o mal do reajuste do FGTS ?

   Já esta acionado o pedido de reajuste no cálculo do pagamento do FGTS - Fundo de Garantia por tempo de Serviços aos trabalhadores que tem o direito no STF - Supremo Tribunal Federal. Essa decisão será de extrema importância para a sociedade brasileira como um todo, contudo essa semana assisti uma entrevista falando sobre o FGTS no Globo News, foi o que  motivou essa publicação.

    Hoje o FGTS entrega um rendimento atrelado da TR- taxa de referência mais 3% a.a, o que quando comparado com o IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo, índice oficial de inflação, teremos um deságio do fundo no final das contas, esse é o principal motivo da ação no STF. 

  É até compreensível obter-se um rendimento que pelo menos acompanhe a inflação, contudo há um extremo agravante ou o que chamo de "ponto negativo" nessa decisão. O FGTS financia o SFH - Sistema Financeiro de Habitação, que é o canal ou fonte de recursos para o mercado imobiliário, assim se houver uma decisão positiva do reajuste do FGTS, estes terão que ressarcir em grande magnitude boa parte a classe trabalhadora visto que o reajuste terá que acompanhar a inflação entre 5% a.a  e 6% a.a efetiva. A partir daí o que acontece ?

   O FGTS tem grandes chances de default e vai comprometer o SFH, uma vez tendo o SFH comprometido todo o sistema de crédito imobiliário entra em colapso - Crash do setor - que irá comprometer outros setores inclusive o mercado de trabalho e bolsa de valores, sentimento do mercado baixista com fuga de capitais, será um enorme problema a ser resolvido para não dizer crise.

   Como ponto positivo, os trabalhadores terão o reajuste de direito.

   Pode-se dizer que o STF tem o rumo da economia brasileira na mão, acredito que saibam disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário