domingo, 14 de dezembro de 2014

Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL

Quando se pensa em aposentadoria, logo surge a dúvida sobre qual tipo de plano se adequa melhor ao perfil do segurado. Dessa forma nas entidades de previdência complementar aberta, cada plano possui suas próprias peculiaridades e estes planos realizam o pagamento do benefíco no momento em que segurado atinge a idade estabelecidada no contrato, ou seja, diferente de outros tipos de seguros, onde o segurado ou seus beneficiários recebem uma indenização caso ocorra algum sinistro, estes planos previdenciários irão pagar o benefício do participante no momento em que ele atingir a idade estabelecida no contrato, se assemelhando bastante ao seguro sobrevivência.

Dessa forma, existem na previdência complementar aberta dois tipos de planos de benefícios o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre) - existem outros planos, no entanto estes são os mais conhecidos. O PGBL é um pouco arriscado, pois não existe garantia de rentabilidade e além do mais esta rentabilidade pode até chegar a ser negativa, no entanto se houver rentabilidade positiva esta é repassada de forma integral para o segurado. O capital aplicado no PGBL fica sendo administrado por um fundo de investimento especializado na gestão de recursos de terceiros. O PGBL é mais adequado para as pessoas que fazem a declaração do IR pelo formulário completo, pois as pessoas que participam deste tipo de plano previdenciário podem deduzir até 12% da renda bruta total anual.

Já o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre) é um seguro de vida com cobertura por sobrevivência, este plano se adequa melhor ao seguro de pessoas (seguro de vida), neste plano a contribuição é definida, o segurado repassa um determinado valor periodicamente ao plano de benefícios até o momento de sua aposentadoria, dessa forma o montante a receber após o período de contribuição pode ser recebido de uma única vez ou de forma fracionada. O VGBL se enquadra melhor no perfil de pessoas que não possuem renda tributável, pois o mesmo não pode ser deduzido do imposto de Renda como o PGBL.


Fonte: http://invertia.terra.com.br/previdencia/interna/0,,OI147058-EI1807,00.html

http://www.tudosobreseguros.org.br/sws/portal/pagina.php?l=191

http://invertia.terra.com.br/previdencia/interna/0,,OI147056-EI1807,00.html
















Nenhum comentário:

Postar um comentário