terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Boletim Focus


Há exatamente um mês, o IPCA, era de 6,44%. Na semana passada o mesmo índice estava na casa dos 6,63%. Atualmente possuímos um IPCA de 6,62%. Enquanto isso, o crescimento do PIB, há quatro semanas era de 0,21% há uma semana estava em torno de 0,18% e atualmente o Produto Interno está na casa dos 0,16%.

Assim nota-se uma alta taxa de inflação e uma pequena taxa de crescimento, no entanto o Economista Delfim Neto afirma que o Brasil nunca atingiu uma taxa de inflação “civilizada” em torno de 2% ou 3%, e nunca se reatingiu também um dinamismo econômico em torno de 5%.

Delfim afirma ainda que a taxa média de inflação do país do ano de 1995 à 2012 foi de aproximadamente 7,4%, e que a média para o PIB per capta para os mesmos anos se aproximou apenas de 1,8%.

Dessa forma, pode-se dizer que o problema da alta taxa de inflação e de um baixo crescimento, são problemas que assolam nossa economia há bastante tempo. E que embora ainda não tenhamos uma inflação de 1000% ao ano, como nas décadas de 80 e 90, temos uma taxa de crescimento beirando a casa do 0%.

Acompanhe o relatório completo aqui e leia mais sobre o comentário de Delfim Neto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário