sexta-feira, 2 de maio de 2014

Educação financeira nas escolas

Segue um comentário que eu fiz sobre uma matéria do Infomoney. Publiquei no Facebook, mas resolvi compartilhar aqui no Blog, já que não tenho todos vocês naquela rede social.

É realmente animador ver um indivíduo de 17 anos já pensando em investir.

Porém o planejador financeiro que escreveu essa matéria generalizou mais uma vez (o InfoMoney faz isso com uma certa frequência), quando diz que as pessoas não vêem matemática financeira no colégio.

Quando fui Professor de matemática no ensino fundamental (entre 2007 e 2010), no IRB Colégio e Curso, meus alunos de 8º e 9º ano (não tenho certeza se no 7º eu já fazia isso - faz algum tempo e minha memória não é lá essas coisas...) já viam conceitos relacionados à finanças: valor do dinheiro no tempo, diversificação etc.

Eles chegavam a ver juros simples e compostos, o básico (acumulação de capital e desconto). No 9º eu ainda apresentava a plataforma de negociação em bolsa, com o simulador do Folha Invest.

Uma lição muito importante que o rapaz deve ter aprendido com a matéria é que o "tempo" é o melhor ativo que ele tem. Todos nós devemos aproveitar bem o tempo para investir, e a educação financeira nos ajuda a maximizar a utilização desse ativo. Então vamos estudar contabilidade, economia e finanças de forma geral (não esquecendo de outros conteúdos que são também valiosos, como psicologia e estatística).

http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde/noticia/3304656/quero-aplicar-300-por-mes-quais-melhores-investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário