quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Comentários sobre o desafio de Warren Buffet



Ontem eu postei um desafio bem básico sobre uma notícia interessante que foi divulgada na imprensa. Hoje eu faço alguns comentários sobre as respostas.

Apesar de não citarem explicitamente alguns conceitos fundamentais que foram vistos, vocês expressaram o conceito deles.

Por exemplo, Edileuza nos trouxe que ela consideraria o risco (expresso pela diversificação das ações) e a liquidez (quando fala sobre a formação da carteira e quantidade de dinheiro e de ações que receberia). Esses pontos citados por ela afetam diretamente o seu custo de oportunidade, expresso por alguma taxa de desconto escolhida por ela, considerando os itens apontados.

A resposta de Alef e Lucas (para quem não sabe ele foi o Campeão do primeiro turno do Desafio FolhaInvest, da turma de Finanças I – obtendo a maior rentabilidade entre os alunos da tarde e da noite) foi bem completa, porque Lucas “fez as contas” – apesar de Alef não ter feito, os dois concordaram nos conceitos. 

Não sei como ele escolheu a taxa de desconto, mas algo deve tê-lo motivado a isso (fiquei curioso). Além de fazer as contas, os dois citaram outros dois conceitos importantes que nós vimos durante a parte inicial da disciplina: a) o valor do dinheiro no tempo, expresso pela perda do poder aquisitivo da moeda; e b) uma adaptação “Teoria do Pássaro na Mão” (bem conhecida na literatura sobre dividendos, proposta por Gordon e Lintner, como sendo uma resposta para a “Irrelevância da Política de Dividendos” de Modigliani e Miller).

Sobre a resposta de Maíra, não há uma resposta correta. Eu gostaria de ter visto os seus argumentos. O que motivaria você a tomar tal decisão?

Mas lembrem-se, mesmo que vocês possam não estar vivos para receber as 40 parcelas, algum familiar seu poderia estar. Considerando que você se importa com os seus familiares (herdeiros), é importante analisar os dois fluxos de caixa no mesmo período de tempo – por exemplo, trazendo as 25 parcelas a valor presente, comparando com o montante que seria recebido hoje, conforme vimos no início da disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário