quinta-feira, 14 de abril de 2016

Lista de exercícios de revisão resolvida

  
1)      Sobre a Teoria das Carteiras de Markowitz responda:
a)      Qual a principal inovação introduzida pela teoria das carteiras?
Foi a introdução do conceito de risco à análise e seleção dos investimentos, antes disso, os investidores apenas analisavam os retornos. Diferencia o risco da carteira e o risco dos ativos, devido à correlação.
b)      Quais seus pressupostos (hipóteses)?
·         Os investidores são avessos ao risco
·         Os retornos têm distribuição normal

c)      Explique em até cinco linhas o que diz a teoria das carteiras quanto a seleção de uma carteira de investimento.
A teoria das Carteiras de Markowitz diz que devemos selecionar a carteira ótima com relação ao risco e o retorno, ou seja, a que tem maior retorno e menor variância, combinando ativos que variam de forma distintas, de preferência opostas, ou seja, que tenham a menor correlação possível.

  2)      O que significa diversificar uma carteira?
Significa escolher diversos tipos de ativos, com riscos diferentes e com a menor correlação possível para minimizar o risco não sistemático da carteira.
 3)      Qual o significado da correlação e covariância? Represente graficamente e explique os casos extremos de correlação.
A correlação e a covariância medem a intensidade com a qual duas variáveis estão associadas. A correlação varia entre 1 e -1. Graficamente, a correlação positiva perfeita, 1, apresenta gráfico da distribuição dos retornos com o mesmo movimento, iguais. O que significa que as variáveis variam em conjunto, estão completamente relacionadas, quando uma cai, a outra cai, quando uma sobe a outra sobe. A correlação negativa perfeita, -1, graficamente mostra que os retornos das variáveis variam de forma oposta, quando uma sobe a outra desce.
  4)      Dados abaixo são de uma carteira formada pelos ativos A e B. Calcule o retorno e o risco da carteira, dado que foram investidos R$5200 em A e R$17000 em B.

Economia
Probabilidade
Retorno de A
Retorno de B
Crescimento
0,3
4%
22%
Estável
0,5
9%
7%
Recessão
0,2
17%
-3%
       

 5)    Cite cinco críticas ao modelo de Markowitz
  •          Na prática, os retornos não têm distribuição normal
  •          As correlações não são constantes para sempre
  •          Nem todos os investidores são avessos ao risco
  •          Existe informação privilegiada
  •          O custo da aplicação da teoria é alto
     6)   Marcar no gráfico a fronteira eficiente de Markowitz. Escolher a melhor carteira e justificar a escolha.

A fronteira eficiente fica entre os pontos C e A, é a área da curva em que se encontra os melhores retornos para cada nível de risco, essa é a carteira de mínima variância. A melhor carteira pode ser C se o investidor priorizar o menor risco com o maior retorno. Pode ser B, se o investidor prefere riscos e retornos médios. Pode ser A se o investidor priorizar o maior retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário