sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Investimento sólido: Títulos Públicos Federais


Eis o título da “moda”, os títulos públicos foram e talvez continuem sendo por muito tempo o investimento mais seguro do século 21. A garantia de rentabilidade dos títulos federais está atrelada a economia da Nação, sendo assim o investidor somente não receberia seu prêmio pelo investimento se o governo declarar uma moratória, ou seja, alguém que aplique dinheiro neste tipo de investimento, só não receberia o seu retorno se o governo decretasse falência e cancelasse todos tipos de pagamentos.

Este tipo de investimento serve ao governo como um arrecadador de recursos, dessa forma quando alguém investe em um tipo de papel destes, está de certa forma emprestando dinheiro ao governo e é remunerado por isso com os rendimentos da aplicação, no entanto os títulos públicos são para aqueles que procuram por um tipo de investimento duradouro, pois ao preferir resgatar o dinheiro antes do tempo pré-determinado, o investimento pode sofrer um deságio grande (assim como uma forte valorização), fazendo com que o investimento não valha a pena (ou valha muito, em caso de valorização). Este fenômeno acontece sazonalmente em tempos de crise, onde as pessoas com receio de perder seus valores investidos, correm para resgatar o dinheiro aplicado.   Todavia, se o investidor segurar o título até o vencimento, receberá exatamente o quanto foi acordado no ato da compra.

O título público também serve ao governo como controle da política monetária, ou seja, sempre que o governo desejar reduzir a quantidade de papel moeda existente na economia o mesmo emite papéis.
Dessa forma o Brasil é um país com a economia razoavelmente sólida, sem grandes históricos de calotes, ou cancelamento de seus pagamentos, e isto de certa forma favorece os títulos públicos federais tornando-os cada vez mais sólidos e em evidência na economia do país.

Fontes:
http://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3843696/titulo-publico-melhor-aplicacao-deste-seculo-afirma-estudo
https://www.bungeprev.com.br/bungeprev/bungeprev/conteudo.jsp?cd_pasta=192&s=187&f=189

Nenhum comentário:

Postar um comentário