sábado, 12 de julho de 2014

Trabalho final de Fundamentos da Análise de Investimentos

Conforme dito ontem à noite em sala, o trabalho final da disciplina consistirá em vocês buscarem, na sua empresa ou na sua casa, algum investimento a ser analisado (preferencialmente a troca de um equipamento).

O trabalho (tanto o relatório escrito, quanto a apresentação oral) terá a seguinte estrutura geral:

1. Definição do problema e justificativa da análise: nesse ponto eu espero que vocês apresentem as motivações que o levaram a analisar a viabilidade de tal investimento. Aqui vocês convencerão o gerente da área, diretor financeiro ou outra pessoa responsável a ler o seu relatório.

2. Apresentação dos dados e cálculos necessários: aqui vocês demonstrarão como os dados foram coletados e como vocês fizeram os cálculos necessários.

3. Recomendação: nesse ponto você dará a recomendação de investimento ou não na ideia que foi apresentada no ponto 1. Aqui vocês devem enfatizar as vantagens de se investir no projeto, em caso de recomendação por aceitação.

Caso tenham dúvida em algo, comentem aqui na postagem do blog.

Os trabalhos que eu fiz sobre isso, infelizmente não tenho mais o relatório para enviar para vocês como modelo. Mas um deles eu publiquei parte dos resultados (acho que de duas das 8 ou 10 salas que eu analisei) em forma de artigo na Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. O título do artigo é "ANÁLISE DA VIABILIDADE DA TROCA DE EQUIPAMENTOS DE CONDICIONAMENTO DE AR COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS: estudo de caso em uma instituição de ensino fundamental e médio".

A nota desta atividade será 70% do relatório e 30% da apresentação oral.

Os dias das apresentações são os seguintes:

Dia 28/07/2014 - 1) Weidson e Elias; 2) Leonardo e Emerson.

Dia 01/08/2014 - 3) Cristovão e Luísa; 4) Victor e Edson.

Dia 04/08/2014 - 5) Letícia e Élida; e 6) Ronaldo.

Como estou dando prazo mais do que suficiente, as duplas que não entregarem o trabalho e o apresentarem no dia combinado terão nota zero.

Entreguem o relatório e façam a apresentação de forma profissional, como se estivessem apresentando a um cliente. Não deverão ser feitos a mão, mas sim usando word, excel ou softwares equivalentes.

Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário