terça-feira, 1 de março de 2016

Piora Fiscal afeta preço de LFT

A deterioração rápida e intensa da avaliação de risco de crédito do Brasil tem afetado os preços das Letras Financeiras do Tesouro (LFT, títulos pós-fixados). O Tesouro aceitou negociar LFT com os maiores deságios em quase um ano. Na prática, isso significa que o Tesouro tem aceitado vender LFT a preços mais baixos. Esses papéis têm característica de porto seguro, já que têm a rentabilidade atrelada à variação da Selic.

  As LFT voltaram a ser vendidas com "desconto" a partir de 21 de janeiro. No último leilão de LFT, em 18 de fevereiro, por exemplo, o Tesouro chegou a negociar esse papel com deságio de 0,0100% ao ano - o maior desde abril do ano passado. Trata-se de um deságio pequeno, insuficiente para gerar qualquer tipo de desequilíbrio no mercado no curto prazo. Por ora, profissionais consultados não acreditam que as movimentações recentes nos preços possam afetar significativamente a rentabilidade e patrimônio dos detentores de LFT.

  Para o doutor em economia e Professor do Insper João Luis Mascolo, a queda dos preços das LFT chama atenção por ser um papel considerado livre de risco de mercado - ou seja, não importa o rumo da política monetária, a LFT garante ao investidor um retorno equivalente à Selic. "Portanto, se mesmo a LFT, que é livre de risco de mercado, está caindo, é porque há um descrédito cada vez maior na capacidade do governo de gerenciar a dívida. Acho que a situação já está insustentável, e os preços da LFT podem deixar isso cada vez mais claro."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário