sábado, 6 de junho de 2015

Aumento da Taxa Básica de Juros da Economia




A cada 45 dias aproximadamente durante o ano o COPOM se reune para definir a Taxa SELIC, a taxa básica de juros da economia. Estas reuniões sempre acontecem em dois dias na semana, nas terças e quartas-feiras, na terça-feira os oito diretores do Bacen se reúnem para apurar para “onde está indo o mercado”, ou seja, neste dia apuram como anda a economia do País, na quarta-feira os mesmos decidem sobre o que irão fazer com a Taxa SELIC. Primeiro decidem se irão aumentar ou se irão diminuir a taxa, decidindo isto os diretores também chegam a conclusão do percentual que irão aumentar ou diminuir.

Nesta última quarta-feira os Diretores decidiram elevar a taxa Selic em 0,5 pontos percentuais, levando a taxa atual de juros para o patamar de 13,75%. Mas qual é o efeito deste aumento na economia? A taxa de juros é um mecanismo usado pelo governo para controlar a inflação, pois com o aumento na taxa de juros fica mais cara a concessão de crédito e com isso o governo consegue frear e emissão de moeda, que leva a uma redução no consumo que leva os comerciantes, ou seja, o mercado como um todo a reduzir os preços pois as pessoas irão consumir menos, uma vez que existe menos dinheiro em circulação. Assim consegue-se frear a inflação, no entanto este aumento na taxa de juros também afeta o crescimento econômico do País, ou seja, o PIB diminuirá, ainda mais. 

O  Diretor de Pesquisas Econômicas do Bradesco, Octavio de Barros fez a seguinte indagação em seu twitter "Para que servem Economistas?" Após tomar conhecimento da decisão dos diretores do COPOM. 

Realmente a decisão de elevar ou diminuir a taxa SELIC é muito difícil pois tanto o PIB quanto a Inflação estão com índices muito ruins. 

P.s.: será que as pessoas são tão "racionais" ao ponto de se preocuparem tanto com a taxa de juros, ou será que elas se preocupam apenas com o tamanho da parcela do empréstimo e se ela cabe em seu bolso? Talvez alguns ajusres na Selic não façam muito efeito especificamente. Vamos ver. (a postagem é de Alef, mas esse comentário específico é de Felipe).


Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1636936-bc-aumenta-taxa-basica-de-juros-para-1375-ao-ano-maior-nivel-desde-2009.shtml?cmpid=facefolha

Fontes: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/4085624/pra-que-serve-economista-desabafa-economista-chefe-bradesco-twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário